A área da fisioterapia chamada pélvica é uma especialidade que atua na prevenção e tratamento conservador das diferentes disfunções da região pélvica. Envolve distúrbios cinético-funcionais intercorrentes da pelve humana, incluindo os ossos, articulações, órgãos pélvicos juntamente com os músculos e fáscias. 1
Também conhecida como fisioterapia Uroginecológica e Proctológica, a fisioterapia pélvica abrange tratamentos nas áreas de urologia, ginecologia, coloproctologia, obstetrícia, sexologia e dor pélvica.
As intervenções estão geralmente relacionadas ao assoalho pélvico. O assoalho pélvico é o conjunto de estruturas (músculos, ligamentos e fáscias) responsável pelas funções de sustentação dos órgãos pélvicos, urinária, fecal e sexual humana, além da participação durante gestação e parto.
Importante dizer que disfunções pélvicas podem aparecer em ambos os sexos. Homens e mulheres se beneficiam com essa área da fisioterapia e buscar um profissional especializado é imprescindível para um bom diagnóstico e tratamento.
O trabalho da fisioterapia, atualmente, é uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, tendo em vista a possibilidade de um trabalho preventivo (antes que as patologias se instalem), de baixo custo (mais em conta do que investir em compra de fraldas descartáveis, ou gastos hospitalares e medicamentosos que se seguem as cirurgias), com obtenção de bons resultados (comprovados cientificamente) e, principalmente, por sua característica não invasiva (não cirúrgica). 2
1 O que é Fisioterapia Pélvica – Uroginecologia Funcional?
2 TARIFA, S. L. O que é Fisioterapia Pélvica?