A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento das disfunções do Assoalho Pélvico.
Os músculos desta região têm a função de controlar a urina e as fezes, sustentar os órgãos pélvicos como a bexiga, útero, reto e favorecer uma atividade sexual prazerosa. Um novo termo tem sido discutido que é a Fisioterapia Pélvica, pois os profissionais da área também atuam com outras disfunções como as relacionadas à coloproctologia – especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso, reto e ânus.
Hoje, a fisioterapia uroginecológica é indicada para os cuidados com disfunções relacionadas a:
- ginecologia: disfunções sexuais, prolapsos urogenitais (descida dos órgãos pélvicos) e a dor pélvica, por exemplo, por dismenorreia ou endometriose;
- urologia: incontinência urinária feminina, masculina ou infantil;
- proctologia: constipação e incontinência fecal.
O assoalho pélvico desenvolve várias funções para a saúde. Estes músculos estão sujeitos a sofrerem enfraquecimento com o passar da idade, podendo existir também hipertonia, associadas ao desconhecimento e ao desconforto de se conversar sobre o assunto das disfunções da região perineal, afetam o bem-estar físico e psicológico.
Portanto se faz necessário o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Assim como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, os músculos que compõem a musculatura do assoalho pélvico podem e devem ser trabalhados. Devem ser reconhecidos, fortalecidos ou relaxados – dependendo do diagnóstico, para ser mais um ponto positivo de forma a contribuir para a saúde. E procurar um profissional especializado faz toda a diferença na hora do tratamento.