A fisioterapia uroginecológica pode me ajudar?

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento das disfunções do Assoalho Pélvico.

Os músculos desta região têm a função de controlar a urina e as fezes, sustentar os órgãos pélvicos como a bexiga, útero, reto e favorecer uma atividade sexual prazerosa. Um novo termo tem sido discutido que é a Fisioterapia Pélvica, pois os profissionais da área também atuam com outras disfunções como as relacionadas à coloproctologia – especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso, reto e ânus.

Hoje, a fisioterapia uroginecológica é indicada para os cuidados com disfunções relacionadas a:

  • ginecologia: disfunções sexuais, prolapsos urogenitais (descida dos órgãos pélvicos) e a dor pélvica, por exemplo, por dismenorreia ou endometriose;
  • urologia: incontinência urinária feminina, masculina ou infantil;
  • proctologia: constipação e incontinência fecal.

O assoalho pélvico desenvolve várias funções para a saúde. Estes músculos estão sujeitos a sofrerem enfraquecimento com o passar da idade, podendo existir também hipertonia, associadas ao desconhecimento e ao desconforto de se conversar sobre o assunto das disfunções da região perineal, afetam o bem-estar físico e psicológico.

Portanto se faz necessário o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Assim como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, os músculos que compõem a musculatura do assoalho pélvico podem e devem ser trabalhados. Devem ser reconhecidos, fortalecidos ou relaxados – dependendo do diagnóstico, para ser mais um ponto positivo de forma a contribuir para a saúde. E procurar um profissional especializado faz toda a diferença na hora do tratamento.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta