A gameterapia na reabilitação pélvica

Gameterapia é a utilização de jogos durante o tratamento. Com eles, o paciente, através da realidade virtual, realiza determinada ação contraindo certos músculos.

O uso de videogames, com sensores de movimentos, pode ser aplicado em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas. Com a gameterapia, as sessões tornam-se mais dinâmicas e divertidas, o que faz com que os pacientes tenham um maior empenho para realizar os exercícios. 1

As sessões serão feitas com um videogame, melhor, por meio de um equipamento especial. E qualquer pessoa pode participar de uma sessão, no entanto, é o fisioterapeuta quem vai estabelecer o período em que os jogos entrarão no tratamento e geralmente seu uso começa quando o profissional percebe que o paciente está tendo um bom desempenho nas sessões de biofeedback. Desse modo, ele pode aumentar o grau de dificuldade propondo exercícios com jogos. 2

Na fisioterapia pélvica esse recurso já está sendo muito utilizado e tem sido muito bem aceito pelos pacientes, pela maior motivação para executar os movimentos de forma correta, e pelos profissionais, pois aprimora as respostas aos tratamentos.

1 Descubra como o uso do biofeedback pode impactar no tratamento das disfunções do assoalho pélvico. Novembro, 2016.

2 Gameterapia: como tornar as sessões de biofeedback mais divertidas. Setembro, 2017.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta