A constipação intestinal é definida como uma frequência de evacuação menor que três vezes por semana, podendo ser conceituada também como a diminuição do número de evacuações e o aumento da consistência das fezes.1 Mas e a obstipação?
Muitos dão ambos os nomes com o mesmo valor, mas, uma forma de poder diferenciá-los é considerar que a constipação são quando há fezes duras de difícil evacuação (há sentido generalizado); obstipação, pequena quantidade de fezes muito duras, evacuadas a intervalos extremamente longos (indica especificação).
Essas definições são questionáveis, pois a freqüência e a qualidade da evacuação são subjetivas. Por isso, foram definidos os famosos critérios de Roma para diagnosticar a constipação intestinal, sendo necessária a presença de pelo menos dois dos seguintes sintomas por três meses:
- fezes endurecidas em pelo menos 25% das evacuações;
- sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25% das evacuações;
- sensação de bloqueio anorretal à evacuação em pelo menos 25% das evacuações;
- manobras manuais para facilitar a evacuação em pelo menos 25% das evacuações, como exploração digital ou toque vaginal.
Achou tudo isso confuso? Difícil? Por isso o ideal é procurar um médico e ir atrás de um diagnóstico certo. E se eu falar que a fisioterapia é capaz de auxiliar no tratamento desses problemas? Sim, fisioterapia pélvica. Ficou mais curioso? Não deixe de acompanhar o próximo texto no nosso blog!!!!
1 Constipação e Obstipação Intestinal. Marcelo Rodrigues Borba e Maria Cecília Ribeiro Teixeira Brochado.
Estou curiosa pelo texto bjs
Ola cleide, ótimo receber seu comentário m. Não deixe de acessar o blog semana que vem para conferir o texto sobre o papel da fisioterapia no tratamento da constipação então! Até