E volta?

Uma das queixas mais comuns no pós parto é sobre a barriga e com certeza é a parte do corpo que passa por mais transformações durante a gestação. O útero cresce, todos os outros órgãos se deslocam para cima, os músculos abdominais se afastam e a pele estica.

São inúmeras e grandiosas alterações e é incrível pensar que o nosso corpo passa por tudo isso para gestar e no fim de tudo ele ainda tem auto recursos para o desfecho dessa fase. Mas é claro que podemos ajudar para que isso aconteça de forma saudável a fim de gerar menos desconfortos.

O primeiro passo é começar com os cuidados ainda durante a gravidez: atenção ao ganho de peso, aos exercícios físicos contra indicados (sobrecarregam articulações), ativação de músculos estabilizadores (é aqui que entra o assoalho pélvico), hidratação da pele, alimentação balanceada e ingesta hídrica adequada.

Já no período pós parto, as modificações no corpo da mãe durante a gestação irão voltar ao estado pré gravídico. E como já dito existem recursos naturais do nosso corpo para isso, contudo, mais uma vez, podemos ajudar: mantenha a atenção à água (a amamentação vai te lembrar disso), alimentação balanceada, ativação dos músculos profundos (olha o assoalho pélvico aqui de novo), cuidado com a postura e quando sentir-se bem e for possível, retorne atividade física.

Mas pra falar a verdade, você não será mais a mesma. O seu corpo, a sua cabeça, a sua vida…por que nós não somos sempre os mesmos. Mudamos o tempo todo e gestar é um processo que transforma.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta