Flatos vaginais

Muitas mulheres relatam gases que saem da vagina durante a relação sexual e que podem ser confundidos com um barulho similar ao de um gás intestinal, um “pum”. Esse som é resultado do ar que entra em excesso na vagina da mulher durante a penetração.

Isso acontece porque dependendo da posição sexual do casal, há uma entrada maior de ar e quando ocorre a penetração acontece um barulho parecido com o de ar comprimido. E apesar dos barulhos vaginais estarem diretamente ligados à posição, algumas mulheres têm maior tendência a produzir os sons. 1

A musculatura do assoalho pélvico é a principal responsável pelo fechamento e abertura da entrada vaginal. Acredita-se que um agravante para a ocorrência desses flatos seja uma musculatura enfraquecida ou que sofra de flacidez, devido a procedimentos cirúrgicos ou parto. Além disso, quando esses músculos estão fracos a mulher pode ainda perder um pouco da sensibilidade durante a penetração e do prazer na hora do sexo.

Esse acontecimento geralmente gera uma situação desconfortável para grande parte das mulheres e seus parceiros. A fisioterapia pélvica pode auxiliar com exercícios perineais e orientações. Procurar um fisioterapeuta especializado é imprescindível: o FLOORAPP conta com uma série de contatos de profissionais da área, baixe o aplicativo e encontre um mais próximo de você!

1 Gases vaginais: conheça as causas e como evitá-los.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta