Grupo de músculos, ligamentos e fáscias que suportam as vísceras pélvicas, participam da continência urinária e fecal e tem grande influência na função sexual e na via de parto. Esse é o assoalho pélvico.
Os músculos do assoalho pélvico são de controle voluntário e se localizam na porção inferior da bacia. Originam-se no osso púbico e se dirigem para o cóccix. Quando ocorre algum problema relacionado à função do assoalho pélvico, o trabalho com seus músculos tornam-se o foco das atenções, pois algumas vezes, esses problemas podem ser explicados por eles estarem fracos, lesados, frouxos ou em hiperatividade. 1
O assoalho pélvico pode ser dividido em músculos da camada superficial e profunda. Os músculos da camada superficial participam do mecanismo de continência urinária e fecal e da atividade sexual, promovendo a ereção do pênis e do clitóris, a ejaculação e as contrações da vagina durante o orgasmo. Os músculos da camada profunda são os músculos levantadores do ânus, que também circundam a uretra, a vagina e o reto.
E tem mais funções: a musculatura do assoalho pélvico também participa do controle da postura – juntamente com os abdominais e os músculos da coluna, estabilizando a pelve. Pessoas com fraqueza nestes músculos podem apresentar, por exemplo, dor lombar crônica.
A fisioterapia pélvica tem um papel super importante na reeducação perineal do assoalho pélvico, com a finalidade melhorar a força de contração das fibras musculares, promover a reeducação abdominal e um rearranjo estático lombo pélvico através de exercícios, aparelhos e técnicas. Assim estes poderão ajudar a estabelecer a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico. 2
1 Músculos do assoalho pélvico.
2 Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino. Junho, 2016.