Para quebrar a sequência de conteúdos formais vamos falar hoje sobre um fato curioso. Você já se perguntou quantas vezes vai ao banheiro durante o dia? E de noite, você acorda para urinar?
Existe um número, considerado normal, de até oito vezes ao dia e uma vez de noite. Contudo quando se fala em saudável, recomenda-se ingerir uma quantidade boa de líquidos – assunto das próximas semanas – e não segurar a urina por mais de três a quatro horas.
Quando existe um aumento da frequência urinária, deve-se ficar atento: a pessoa pode ter um aumento do volume urinário, que pode ser causado por diabetes ou pelo uso de certos medicamentos diuréticos. Ou pode apresentar uma redução na capacidade da bexiga, que pode ser provocada por uma inflamação – cistite, ansiedade, bexiga hipeartiva ou doenças neurológicas.
Já o hábito de segurar a urina por muito tempo também pode causar problemas. A bexiga tem uma capacidade e, embora ela possa se distender, esse hábito a longo prazo, pode prejudicar o seu funcionamento, afetando sua musculatura. Outra complicação é a infecção urinária, pois o esvaziamento da bexiga é uma defesa do nosso corpo para expulsão de bactérias que tentam entrar pela uretra.
O importante disso tudo é que, no fim das contas, não é simplesmente um fato curioso saber quantas vezes você vai ao banheiro. E sim um questionamento super importante para a sua saúde.
E mais importante ainda é que cada sintoma – aumento ou retenção urinária, tem seu tratamento. E dependendo da causa, a fisioterapia pode ajudar! Procure sempre um especialista em uroginenecologia.