Você sabia?

Já falamos aqui das funções dos músculos do assoalho pélvico. E, apesar da reconhecida importância deles para a saúde, pouco é o conhecimento da população sobre essa musculatura, assim como suas disfunções e opções de tratamento. 1

Existe uma alta prevalência de disfunções perineais, sendo a incontinência urinária o exemplo mais prevalente. No entanto, poucas mulheres buscam ajuda para o problema e ainda assim, o diagnóstico e o tratamento são custosos.

Dentre as opções de tratamento disponíveis, o treinamento dos músculos do assoalho pélvico é considerado padrão ouro e deve ser a primeira opção de escolha. E uma etapa básica do treinamento é o oferecimento de instruções adequadas sobre função, localização e correta contração.

Você conhece o seu corpo? Seu assoalho pélvico? A fisioterapia pélvica auxilia no tratamento e na prevenção de disfunções perineais. Busque informação sobre o assunto (o blog do FLOORAPP tá recheado) e encontre um profissional especializado (ache um mais próximo através do FLOORAPP).

1 FREITAS, L. M. Conhecimento de mulheres sobre os músculos do assoalho pélvico e sua relação com a capacidade de contração e sintomas de incontinência urinária: estudo transversal. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta