A fisioterapia pélvica no pós parto

A gestação causa muitas alterações no corpo da mulher que são necessárias para o desenvolvimento do bebê. Nós já falamos aqui sobre o preparo global e específico, para os músculos do assoalho pélvico, que a mulher deveria fazer. E no pós-parto, a mulher também passa por muitas mudanças no corpo e oscilações hormonais. 1

O período do pós parto, tão importante quanto o pré parto, tem como aliada a fisioterapia pélvica. Mesmo aquelas mulheres que não passaram por um parto normal é importante consultar um fisioterapeuta. O ideal é realizar uma avaliação completa da postura, da musculatura abdominal, análise da presença de cicatrizes e da função dos músculos do assoalho pélvico.

A fisioterapia pélvica auxilia no pós-parto visando a recuperação da mãe ao retorno da capacidade funcional e proporcionando mais qualidade de vida para mãe e bebê. Isso é feito através de atividades que melhoram o equilíbrio corporal e postural. Os benefícios são: alívio de dores na coluna, prevenção de transtornos circulatórios, o famoso inchaço, e diminuição de desconfortos intestinais. Além do fortalecimento da musculatura abdominal e perineal. Na cesariana, existe atenção a postura e a formação de aderências cicatriciais.

1 Fisioterapia na gravidez e pós parto.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta