Fisioterapia obstétrica

A fisioterapia obstétrica é a área da fisioterapia que cuida das gestantes. Mas se você pensou que a mulher só deveria procurá-la com alguma queixa – desconforto, incontinência urinária – se enganou! E se passou pela sua cabeça que somente as mamães que optarem pelo parto vaginal deveriam fazê-la, se enganou de novo! O acompanhamento fisioterapêutico durante a gestação deve ser uma atitude preventiva da mulher, seja qual for a via de parto escolhida. 1

A gestação causa uma séria de alterações no corpo da mulher que são necessárias para o desenvolvimento do bebê. Tais mudanças podem gerar dores, desconfortos e limitações em suas atividades de vida diária.

A fisioterapia obstétrica tem como objetivo proporcionar conforto para esse período. As condutas se baseiam em exercícios de alongamento, respiração, relaxamento, além do fortalecimento de músculos específicos e preparo da musculatura abdominal e do Assoalho Pélvico. 2

Devido o peso do bebê e outros fatores, os músculos do Assoalho Pélvico sofrem uma sobrecarga. Então, independente se o parto for cesariano ou normal é importante que a mulher se atente a eles, afim de evitar disfunções.

Além de todo o preparo durante a gravidez, especificamente no final da gestação, a fisioterapia obstétrica também atua no trabalho de parto. O objetivo é adotar com a paciente exercícios que estimulem a descida do bebê em posições verticais, recursos de alívio de dor e exercícios respiratórios.

Para as mulheres que escolherem o parto normal, existe um preparo específico dos músculos para o momento do período expulsivo, evitando lesões musculares como laceração ou episiotomia, minimizando dores e, consequentemente, gerando mais segurança para a mãe.

Esse acompanhamento, feito de forma específica, será capaz de prevenir e tratar as principais queixas decorrentes da gestação, preparando o corpo da mulher para o trabalho de parto e até para o pós-parto.

1 NETA, J. N. M. Fisioterapia obstétrica: a gestante e o parto normal. Agosto, 2016.

2 MARTINS, M. Os benefícios da Fisioterapia antes, durante e após a gravidez.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta