Períneo, também conhecido como assoalho pélvico, é composto por vários músculos que se encontram e organizam, na mulher, em torno do canal vaginal e o ânus, no homem, fica localizado entre o saco e o ânus.
E para que servem todos esses músculos? Eles são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus), pela continência urinária e fecal; sendo também muito importantes para a sexualidade, reprodução e no parto vaginal. 1
E a saúde do períneo, seria o que? Garantir que esses músculos exerçam todas as suas funções e trabalhem de forma funcional. Por exemplo, pode existir um enfraquecimento da musculatura perineal, surgindo sintomas como os prolapsos (bexiga caída, por exemplo), escapes de urina, gases ou fezes. Podem existir casos de hiperatividade, quando há uma tensão aumentada na região, que contribui para as queixas de constipação, dores na relação sexual ou até o impedimento da penetração.
A prevenção também tem um papel importante quando se fala de saúde. Não seria diferente para o períneo. Por isso, desde o ano passado, o dia 23 de setembro foi escolhido para o dia da Conscientização da Saúdo do Períneo. Ter conhecimento e uma boa coordenação dos músculos do assoalho pélvico não é tarefa fácil! Mas também não é super difícil! Com informação e a orientação de um bom profissional é possível! O fisioterapeuta pélvico pode te ajudar!
Não sabe onde achar um profissional especializado? O FLOORAPP pode te ajudar: baixe o aplicativo e encontre por lá, clínicas, consultórios ou até hospitais que tem fisioterapeutas pélvicos.
1 Períneo: o que é, onde está, para que serve. Laira Ramos.