O períneo no homem

No homem, o períneo ou assoalho pélvico, é a musculatura mais profunda que recobre e preenche a pelve, localizada entre o saco escrotal e o ânus. Suas funções são de suspensão, sustentação e continência miccional e anal, além de desenvolver um papel importante na atividade sexual. 1

Para os homens, a fisioterapia pélvica engloba a urologia, coloproctologia, sexologia e algias pélvicas, e tem como objetivo trabalhar e reabilitar a musculatura do assoalho pélvico. Então, quando que o homem precisa da fisioterapia pélvica?

A maior procura desse tratamento pelos homens é após a prostatectomia. É bastante comum que os homens fiquem com incontinência urinária e disfunção erétil após esta cirurgia. E os exercícios perineais tem excelentes resultados nesses casos, para ambas as queixas. Importante lembrar que por ser uma lesão nervosa quanto mais cedo o tratamento começar melhores serão os resultados. 2

Nos casos de ejaculação precoce, a reabilitação perineal atua através do ensino do relaxamento dos músculos perineais e ensinando o controle desses músculos. Já na disfunção erétil, através da reabilitação perineal, é possível aumentar a irrigação sanguínea para a região pélvica, dando maior aporte sanguíneo para a ereção.

Assim como as mulheres, os homens também podem ter tanto a incontinência urinária de esforço, como a de urgência e dor pélvica. E nesses casos o tratamento é feito da mesma maneira que é feito com as mulheres, com fortalecimento, uso de aparelhos e ensinamento de coordenação muscular.

Procurar um profissional especializado é essencial. Encontre um fisioterapeuta pélvico mais próximo através do nosso aplicativo: FLOORAPP!

1 Fisioterapia Pélvica. Carla Pereira.

2 Reabilitação perineal para os homens. Laira Ramos.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta