A gestação é uma fase especial na vida da mulher, um período de intensas adaptações físicas e emocionais. E apesar de natural, este processo exige alguns cuidados para com a saúde. Dentre estes cuidados, os exercícios para os músculos do assoalho pélvico são indispensáveis.
Durante a gestação a sobrecarga no assoalho pélvico é aumentada por conta do aumento do volume uterino (pelo crescimento do bebê) e da influência hormonal, situações estas que podem deixá-lo mais fraco e com suas funções reduzidas. Essa sobrecarga poderá facilitar a ocorrência de incontinência urinária, por exemplo. Aproximadamente 50% das grávidas podem apresentar esse tipo de disfunção.
Os exercícios para o assoalho pélvico devem ser realizados pelas gestantes diariamente com o objetivo principal de ganho de força muscular, promovendo o ganho de consciência corporal da região perineal. Eles facilitam o trabalho de parto e o próprio parto, além de um ganho considerável na qualidade sexual.
A fisioterapia obstétrica, quanto antes iniciada, promove bem estar e previne tais complicações. A prescrição dos exercícios deve ser individualizada, de acordo com os transtornos de cada mulher. É importante lembrar que independentemente da escolha da via de parto – cesárea ou vaginal, o preparo perineal é imprescindível, sempre acompanhado de um profissional especializado.