De um descanso…para sua bexiga!

Sabe aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro para urinar, mesmo de noite, você já passou por isso? Pessoas que convivem com esse problema, geralmente aprendem a manejar as frequentes urgências de ir ao banheiro, por isso, possuem muitos inconvenientes, no âmbito social e profissional.

Pacientes com problemas de bexiga hiperativa não tem uma boa qualidade de vida e na maioria das oportunidades, sofrem com ansiedade e estresse. Dentre as causas, fatores dietéticos podem ter uma participação importante ou agravar os sintomas deste problema de saúde. Não é indicado o consumo de café, refrigerantes e chá, já que estas bebidas possuem propriedades diuréticas e, por isso, provocam mais desejos frequentes de urinar. Ainda sobre a ingesta de líquidos, também é recomendado, evitar ingeri-los, especialmente diuréticos como álcool e cafeína, pelo menos 4 horas antes de dormir. 1

Durante o dia, o intervalo em média de 3 horas, entre as idas ao banheiro, é considerado normal. Já a ida à noite ocasionalmente ou até mesmo uma vez por noite não é considerada um problema. Nesse caso, o inconveniente, é acordar com a necessidade de urinar, tão forte que você não consegue voltar a dormir até que vá ao banheiro esvaziar sua bexiga.

É relevante dizer que a urgência em ir ao banheiro não tem, necessariamente, a ver com a incontinência urinária. A bexiga hiperativa requer frequentes micções, dando tempo de chegar ao banheiro, já a incontinência não dá e sai urina sem poder controlar. A fisioterapia pélvica é indicada em ambos os casos. Procure um profissional especializado.

1 Noite tranquila de sono, sem ir ao banheiro, pode estar relacionada com os seus genes. Julho, 2014.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta