Melhore seu desempenho sexual

Nós já discutimos aqui sobre as disfunções sexuais, ou seja, o que pode estar errado em alguma das fases da resposta sexual. Hoje vamos falar como a fisioterapia pode ajudar a melhorar o desempenho sexual.

A sexualidade é vista como um dos fundamentos da busca de qualidade de vida, assim, a conquista e a manutenção da relação sexual adequada são fundamentais para o bem-estar.1

Atualmente é reconhecido o importante papel dos músculos do assoalho pélvico em nível da função sexual e na contribuição do controle motor da resposta sexual. Assim, como qualquer outro músculo esquelético, os músculos do períneo também têm a propriedade de aumentar o tônus estático e a força de resposta rápida.2

A fisioterapia ginecológica vem trabalhando a sexualidade feminina, alcançando resultados excelentes. Através dos exercícios promove o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e resulta num aumento da satisfação sexual. Esses exercícios são de contração voluntária dos músculos do assoalho pélvico e possuem muitos benefícios:

  • melhora da percepção e consciência corporal da região pélvica, como já dito no post anterior;
  • aumento da vascularização na região pélvica;
  • aumento da tonicidade e da força da musculatura do assoalho pélvico;
  • melhora da coordenação motora dos músculos do assoalho pélvico.

Além disso, mantendo este grupo muscular fortalecido, evita-se uma diversidade de problemas físicos, devido ao enfraquecimento, como incontinência urinária e prolapsos.

É importante salientar que a sexualidade feminina não pode ser tratada como um aspecto isolado, sendo influenciada por fatores físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais, portanto, faz-se necessária o atendimento de uma equipe multidisciplinar.

A questão sexual desempenha um papel fundamental na saúde, tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Uma melhora na vida sexual vai refletir na auto-estima, relação social, personalidade, segurança e num bom relacionamento com o parceiro.

1 MAGNO, L. D. P.; PEREIRA, A. J. F.; NUNES, E. F. C. Avaliação quantitativa da função sexual feminina correlacionada com a contração dos músculos do assoalho pélvico. Rev Pan-Amaz Saude. v.2, n.4, Ananindeua, dez, 2011.

2BIANCO, G.; BRAZ, M. M. Efeitos dos exercícios do assoalho pélvico na sexualidade feminina. Artigo do Trabalho de conclusão de curso (TCC) curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, 2004.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta