Outubro rosa: autoexame

Finalizando o mês de outubro, vamos trazer mais um pouco de outubro rosa: a importância do autoexame.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Ele é a maior causa de óbitos por neoplasias das mulheres brasileiras e para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é muito importante. 1

Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. E o ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando a percepção de qualquer alteração.

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito após sete dias do início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

comoautoexameAUTO EXAME DAS MAMAS

A verdade é que durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Hoje as recomendações mudaram: o autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. 2

A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama. Sendo assim, a principal forma de fazer isso é através da mamografia, realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. Isso porque é a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado.

Então atenção mulheres e homens, independente do mês, cuide-se!

1 Como fazer o autoexame da mama. Sheila Sedicias. Out. 2016.

2 Câncer de Mama.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta