Sob o controle do seu Assoalho Pélvico

O Assoalho Pélvico é um conjunto de músculos que normalmente não costumamos exercitar e, ás vezes, se quer, conhecer. Isso acontece pois nós não estamos habituados a sentir essa musculatura e nem fazer os exercícios para ela. Saber contraí-los e posteriormente relaxá-los, da melhor forma possível, pode ser um desafio.

Os exercícios para os músculos do Assoalho Pélvico tem como objetivos:

  • aumentar a força muscular: potência da contração,
  • gerar coordenação motora: capacidade de contrair de jeitos diferentes,
  • dar propriocepção local: sensibilidade da região genital.

O controle desses músculos é essencial para a realização de forma correta de força e resistência. Exercitados, eles previnem incontinência urinária e prolapsos genitais (bexiga caída, por exemplo), melhoram a percepção sexual, permitem melhor suporte dos órgãos e do bebê durante a gestação e facilitam o parto, além de permitirem uma recuperação melhor e mais rápida no pós-parto.

Como qualquer outro exercício, o treino dos músculos do Assoalho Pélvico requer persistência e precisão dos movimentos, sendo ideal o acompanhamento inicial de um profissional especializado.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta