O dia 23 de setembro foi escolhido para o dia da Conscientização e Prevenção da Saúdo do Períneo. E a gente não podia ficar fora dessa mobilização. Nosso post da semana é sobre ele: o períneo!
Períneo é conhecido como o conjunto de músculos que estão localizados na base da pelve, envolvendo o ânus, a vagina ou a base do pênis. Esse grupo muscular é responsável em manter a continência urinária e fecal, também mantém a sustentação dos órgãos pélvicos e tem uma grande importância para a sexualidade.
A fraqueza desses músculos pode ocasionar uma série de disfunções perineais, onde as mais comuns são: incontinência urinária e incontinência fecal, prolapsos (queda) dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais.
Na mulher, as principais causas dessas disfunções são: a gravidez, o parto, o sedentarismo, a obesidade, a menopausa e a constipação. Nos homens, pode ocorrer como consequência após a prostatectomia (cirurgia da retirada da próstata), a incontinência urinária e a disfunção erétil.
A reabilitação do períneo é realizada por um fisioterapeuta devidamente especializado em uroginecologica e proctologia, também conhecido como fisioterapia pélvica.
O trabalho do períneo também pode ser iniciado antes mesmo da manifestação dessas disfunções. Indivíduos que buscam qualidade de vida, bem-estar, prevenindo essas patologias, assim como as mulheres que desejam uma preparação para a fase gestacional.
Importante salientar que, anatomicamente, Períneo e Assoalho Pélvico são estruturas diferentes:
- Períneo é o nome dado à região entre o ânus e o canal vaginal/escroto.
- Assoalho Pélvico é o nome dado ao conjunto de músculos.
Contudo, podemos dizer, de forma didática, aos pacientes, que essas nomenclaturas são sinônimos.
Relevante mesmo é preocupar-se com a saúde! E que cuidar do períneo é cuidar da saúde!