Arnold Kegel era um médico ginecologista, norte americano, que por volta da década de 1940 inventou uma série de exercícios para corrigir a frouxidão vaginal sem cirurgia. Sabe-se hoje que a prática desses exercícios serve para a incontinência urinária e fecal, além de outros problemas do Assoalho Pélvico. Outra vantagem conhecida é a melhora da vida sexual. 1
Hoje, os exercícios de Kegel são utilizados para melhorar a força de toda a região pélvica tanto para mulheres como para homens. Esse exercício consiste na contração e relaxamento dos músculos do Assoalho Pélvico. Na prática, existem algumas considerações, é importante:
- Esvaziar a bexiga antes da realização dos exercícios;
- Descobrir os músculos que devem ser trabalhados: para isso, podemos tentar interromper o fluxo urinário, durante a micção.
Importante ressaltar que o ato de interromper a urina no meio do processo é apenas para descobrir onde ficam os músculos pélvicos, como teste! Não faça dessa prática uma constante! Caso contrário, o efeito será o oposto: seus músculos da região vão acabar enfraquecendo. 1
Um ponto positivo é que os exercícios de Kegel podem ser feitos em qualquer lugar e em qualquer posição: sentado à mesa, em pé lavando a louça, lendo ou dirigindo o carro. E melhor, ninguém perceberá que você está fazendo esses exercícios. Ideal é você se conhecer, perceber o melhor local e praticar. Por motivo de tratamento ou prevenção, exercitar seu Assoalho Pélvico é cuidar da sua saúde.
Ficou curioso como executar esses exercícios? Esse vai ser o post da próxima semana! Aguardem!!!
1 Como fazer exercícios de Kegel.