Exercícios de Kegel

Arnold Kegel era um médico ginecologista, norte americano, que por volta da década de 1940 inventou uma série de exercícios para corrigir a frouxidão vaginal sem cirurgia. Sabe-se hoje que a prática desses exercícios serve para a incontinência urinária e fecal, além de outros problemas do Assoalho Pélvico. Outra vantagem conhecida é a melhora da vida sexual. 1

Hoje, os exercícios de Kegel são utilizados para melhorar a força de toda a região pélvica tanto para mulheres como para homens. Esse exercício consiste na contração e relaxamento dos músculos do Assoalho Pélvico. Na prática, existem algumas considerações, é importante:

  • Esvaziar a bexiga antes da realização dos exercícios;
  • Descobrir os músculos que devem ser trabalhados: para isso, podemos tentar interromper o fluxo urinário, durante a micção.

Importante ressaltar que o ato de interromper a urina no meio do processo é apenas para descobrir onde ficam os músculos pélvicos, como teste! Não faça dessa prática uma constante! Caso contrário, o efeito será o oposto: seus músculos da região vão acabar enfraquecendo. 1

Um ponto positivo é que os exercícios de Kegel podem ser feitos em qualquer lugar e em qualquer posição: sentado à mesa, em pé lavando a louça, lendo ou dirigindo o carro. E melhor, ninguém perceberá que você está fazendo esses exercícios. Ideal é você se conhecer, perceber o melhor local e praticar. Por motivo de tratamento ou prevenção, exercitar seu Assoalho Pélvico é cuidar da sua saúde.

Ficou curioso como executar esses exercícios? Esse vai ser o post da próxima semana! Aguardem!!!

1 Como fazer exercícios de Kegel.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta