Fisioterapia pélvica para os homens

A fisioterapia pélvica engloba a uroginecologia, obstetrícia, urologia, coloproctologia, sexologia e algias (dores) pélvicas, tendo como objetivo trabalhar, reabilitar os músculos do Assoalho Pélvico. No homem, essa área da fisioterapia pode ajudar nas queixas de retenção urinária, incontinência urinária, disfunção erétil, problemas proctológicos e dores perineais.

As disfunções pélvicas masculinas geralmente são relacionadas ao pós operatório da prostatectomia. O tratamento da incontinência urinária e disfunção erétil após a cirurgia depende do seu mecanismo, importância e tempo pós cirúrgico. A fisioterapia pode ser iniciada um dia após a retirada da sonda vesical para o alcance da continência o mais rápido possível. Contudo, pesquisas já mostram que a melhor opção seria os pacientes iniciarem o tratamento com a fisioterapia antes da cirurgia para já terem conhecimento dos exercícios a serem realizados no pós operatório e receberem as informações necessárias para sua recuperação tanto física quanto emocional. 1

O próprio envelhecimento é fator de risco para o desenvolvimento de disfunções pélvicas masculinas. Além da presença de hipertensão, diabetes e depressão, o uso contínuo de remédios para essas doenças e até o tabagismo. Hoje, sabe-se que o homem moderno preocupa-se de maneira global, vendo a real necessidade de um envelhecer com saúde. Por isso, na presença do primeiro sintoma, converse com seu médico.

A fisioterapia pélvica é reconhecida como primeira linha no tratamento das disfunções dos músculos do assoalho pélvico, pois trata-se de uma técnica de tratamento simples, indolor e não-invasiva. E procurar um profissional especializado faz toda diferença!

1 CARBONI, C. O homem, a próstata e o assoalho pélvico. Setembro, 2012.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta