Por que treinar o assoalho pélvico?

A prática de exercícios físicos é necessária para um bom equilíbrio corporal, importante para a funcionalidade do organismo e promove o bem estar. E quando afirmamos isso, logo pensa-se em grandes músculos, por diversas partes do nosso corpo – braços, pernas, costas. O que grande parte da população não sabe é que o corpo humano tem grupos musculares mais profundos, que nem sempre podem ser expostos — mas que, igualmente, devem ser trabalhados.

O Assoalho Pélvico é uma dessas musculaturas que precisam ser exercitadas para não perder a força. Afinal, ela é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos, pela continência urinária e fecal, e ainda participa da função sexual.

O treinamento do assoalho pélvico tem suas vantagens baseadas nas suas funções e pode ser feito com os objetivos de tratamento, prevenção ou aperfeiçoamento. Ou seja, se existe alguma disfunção do assoalho pélvico, como incontinência urinária, escape involuntário de fezes, dor na relação sexual, você pode fazer o treinamento desses músculos. Ou melhor, você deve fazer! Se você já sabe que tem um fator de risco para alguma disfunção dessa região, pratique os exercícios com o objetivo de prevenção. Ou se você quer melhorar alguma função, como desempenho sexual ou preparação para o parto, você pode exercitar o assoalho pélvico.

O ideal mesmo é você saber que o treinamento dos músculos do assoalho pélvico é fundamental para a saúde do seu corpo. São exercícios com baixo custo e risco, que podem ser feitos de qualquer lugar e tem eficácia comprovada. Mas a procura de um profissional especialista é importante para a indicação da melhora forma de fazer isso, após uma avaliação, o fisioterapeuta pélvico traçará um plano de treinamento específico para você.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta