O core representa uma unidade integrada composta de muitos músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. E já falamos aqui que os músculos do assoalho pélvico são considerados uns dos principais.
O assoalho pélvico é fundamental para a força e estabilidade do centro de força, pois constitui a base do core interno. Ele age em conjunto, de forma antecipatória, para auxiliar na estabilidade da cintura pélvica. E na prática, treinar esses músculos também ajuda na prevenção e tratamento das incontinências urinárias e fecais, melhora a satisfação e a função sexual, suporta os órgãos internos e além de dar todo o suporte durante a gestação. Um assoalho pélvico saudável é forte, flexível e capaz de se adaptar as mudanças de pressão interna. 1
Nos exercícios, esses músculos podem ser recrutados junto com o músculo transverso do abdômen, e tudo isso baseado na respiração! Uau, quanta coisa informação, não? Sabe qual a melhor coisa a se fazer!? Procurar um profissional! O fisioterapeuta pélvico vai conseguir conduzir todos esses exercícios e melhorar a sua saúde pélvica!
1 Assoalho Pélvico. Carol Kohn. Janeiro, 2012.