Todo dia!

Quando pensamos em fortalecimento muscular, a primeira imagem que vem à mente é de alguém levantando peso. Entretanto, não são apenas os músculos visíveis que devem ser trabalhados. O assoalho pélvico é um exemplo de região que deve ser constantemente exercitada.

O assoalho pélvico atua como uma estrutura de sustentação para os órgãos pélvicos e apresenta um papel dinâmico de contração e relaxamento sincronizados com atividades cotidianas como esforços físicos, tosse, espirros, auxiliando na continência urinária e fecal, além de atuar durante a atividade sexual e o trabalho de parto das mulheres. 1

Os exercícios perineais tratam-se de contração e relaxamento dos músculos pélvicos e devem ser feitos de forma regular, realizados com frequência e intensidade individualizadas. E como em qualquer outro exercício de academia, esse treino requer persistência e precisão nos movimentos, sendo ideal o monitoramento inicial por um profissional qualificado, o fisioterapeuta pélvico. Pois você sabia que quando realizados de maneira incorreta, os exercícios podem ser prejudiciais, podendo causar enfraquecimento muscular e até piora dos sintomas!?

Consulte o seu fisioterapeuta, tenha certeza do que está fazendo e treine todos os dias! Cuidar do seu assoalho pélvico é cuidar da sua saúde!

1 Descubra a importância em exercitar o assoalho pélvico. Fernanda Lima. Novembro, 2016.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta