O assoalho pélvico faz parte do “core”?

O core representa uma unidade integrada composta de muitos músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. E já falamos aqui que os músculos do assoalho pélvico são considerados uns dos principais.

O assoalho pélvico é fundamental para a força e estabilidade do centro de força, pois constitui a base do core interno. Ele age em conjunto, de forma antecipatória, para auxiliar na estabilidade da cintura pélvica. E na prática, treinar esses músculos também ajuda na prevenção e tratamento das incontinências urinárias e fecais, melhora a satisfação e a função sexual, suporta os órgãos internos e além de dar todo o suporte durante a gestação. Um assoalho pélvico saudável é forte, flexível e capaz de se adaptar as mudanças de pressão interna. 1

Nos exercícios, esses músculos podem ser recrutados junto com o músculo transverso do abdômen, e tudo isso baseado na respiração! Uau, quanta coisa informação, não? Sabe qual a melhor coisa a se fazer!? Procurar um profissional! O fisioterapeuta pélvico vai conseguir conduzir todos esses exercícios e melhorar a sua saúde pélvica!

1 Assoalho Pélvico. Carol Kohn. Janeiro, 2012.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta