No homem, o períneo ou assoalho pélvico, é a musculatura mais profunda que recobre e preenche a pelve, localizada entre o saco escrotal e o ânus. Suas funções são de suspensão, sustentação e continência miccional e anal, além de desenvolver um papel importante na atividade sexual. 1
Para os homens, a fisioterapia pélvica engloba a urologia, coloproctologia, sexologia e algias pélvicas, e tem como objetivo trabalhar e reabilitar a musculatura do assoalho pélvico. Então, quando que o homem precisa da fisioterapia pélvica?
A maior procura desse tratamento pelos homens é após a prostatectomia. É bastante comum que os homens fiquem com incontinência urinária e disfunção erétil após esta cirurgia. E os exercícios perineais tem excelentes resultados nesses casos, para ambas as queixas. Importante lembrar que por ser uma lesão nervosa quanto mais cedo o tratamento começar melhores serão os resultados. 2
Nos casos de ejaculação precoce, a reabilitação perineal atua através do ensino do relaxamento dos músculos perineais e ensinando o controle desses músculos. Já na disfunção erétil, através da reabilitação perineal, é possível aumentar a irrigação sanguínea para a região pélvica, dando maior aporte sanguíneo para a ereção.
Assim como as mulheres, os homens também podem ter tanto a incontinência urinária de esforço, como a de urgência e dor pélvica. E nesses casos o tratamento é feito da mesma maneira que é feito com as mulheres, com fortalecimento, uso de aparelhos e ensinamento de coordenação muscular.
Procurar um profissional especializado é essencial. Encontre um fisioterapeuta pélvico mais próximo através do nosso aplicativo: FLOORAPP!
1 Fisioterapia Pélvica. Carla Pereira.
2 Reabilitação perineal para os homens. Laira Ramos.