Já falamos aqui o que é o assoalho pélvico, seu papel na nossa saúde e quem você deve procurar para prevenir e tratar suas disfunções. Já abordamos aqui também que esse conjunto de músculos é perfurado por três orifícios e são esses mesmos que designam suas principais funções.
Para relembrar isso, vamos ver um pouco sobre a anatomia:
(Google Imagens)
Relacionamos o primeiro orifício, uretra (1), com a função da continência urinária; o segundo orifício, canal vaginal (2), tem relação com a função sexual e o terceiro orifício – ânus (2) com a continência anal.
Além dessas três funções, o períneo também é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos, ou seja, quando existe problema nessa função acontecem os prolapsos, além da função obstétrica, por ser uma opção de via de parto. A fisioterapia pélvica é a área responsável por cuidar de tudo isso, com tratamento, prevenção e melhoria de qualquer uma dessas funções.
Procure um profissional mais próximo de você através do FLOORAPP. Lá você também pode ler mais sobre o assunto e praticar alguns exercícios básicos de descoberta do seu assoalho pélvico e respiração.