Vamos falar sobre: hemorróidas

As hemorróidas são vasos dilatados e salientes na região anal, que podem ser internas ou externas, e provocam irritação, dor e sangramento.

As artérias que levam o sangue para o canal anal descendem do reto e formam uma extensa rede de vasos interligados em torno do canal anal. Devido a esta extensa rede de artérias, os vasos sanguíneos hemorroidários tem um suprimento de sangue arterial – o que explica a cor do sangue vermelho vivo. 1

E o que causa as hemorróidas? Quando é exercida uma pressão maior na zona do ânus e do reto, os tecidos que suportam as veias distendem e como consequência os vasos sanguíneos dilatam e a sua parede fica mais fina e tende a sangrar. Isso pode acontecer com grande parte da população em algum momento na vida mas é mais comum em adultos com idade entre 45 a 65 anos e em mulheres grávidas.

O sintoma mais comum é um sangramento indolor. Esse sangue nas fezes pode ser vermelho brilhante, pode surgir sangue no papel higiênico ou um leve gotejamento no vaso sanitário. Outros sintomas também são coceira, dor anal e dificuldade para defecar. 2

Quanto ao tratamento, podem ser utilizados medicamentos e até opções cirúrgicas. Existem também alguns cuidados simples que podem ser tomados, como beber água e manter uma alimentação rica em fibras, o que já faz com que a hemorróida geralmente volte ao estado normal em poucos dias. A fisioterapia pélvica pode auxiliar com orientações e exercícios que estimulam a circulação, impedindo a estagnação dos vasos hemorroidários, além de melhorar a coordenação dos músculos do assoalho pélvico – o que contribui para uma melhor evacuação.

1 Como tratar hemorróidas, quais as causas e sintomas? Junho, 2017.

2 Hemorróidas externas e internas.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta