Saúde íntima

Com certeza você já leu ou ouviu falar em saúde íntima. E você sabia que esse mesmo termo tem grande relação com outras palavras como cuidado, higiene e satisfação?

Falar de saúde íntima feminina ainda é um tabu para muitas pessoas, o que não deveria ser! É comum ter dúvidas sobre a saúde da mulher, ainda mais se for a saúde íntima. Ter conhecimento sobre o assunto é importante para evitar que a mulher sofra complicações por vergonha de conhecer o funcionamento do próprio corpo.

Fatores como a atividade sexual, alimentar, hormonal, emocional e de higiene são importantes para manter a saúde íntima em dia. Quando nem tudo vai bem nessa área, vários aspectos do dia a dia são afetados e isso pode resultar em consequências físicas e emocionais. Por isso, é sempre bom ficar atenta aos sinais que o corpo nos envia quando algo está errado. 1

Falando do termo saúde, em si, é o estado de completo bem estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Quando falamos em saúde íntima, também devemos lembrar-se disso: a prevenção e a busca por qualidade de vida devem fazer parte desse estado!

1 Saúde da mulher: dicas e cuidados na higiene íntima feminina.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta