A incontinência urinária pode afetar tanto homens como mulheres, apesar de as mulheres serem mais frequentemente afetadas por esta condição.
Uma tosse, um espirro ou o exercício físico, são atividades de insegurança para algumas mulheres, porém, até o menor esforço pode acarretar em perda urinária, mesmo que em pequenas quantidades. Isso é a incontinência urinária de esforço.
O primeiro passo para o diagnóstico é ter a consciência de que o escape de urina não é normal, nem que essa perda ocorra em pequena quantidade e tenha uma idade avançada. Ficar atenta aos sinais e sintomas é super importante mas saber que ela pode ser evitada é mais ainda!
E com objetivo de prevenir a incontinência urinária, seguem algumas dicas: 1
- Evitar o ganho de peso em excesso, para não sobrecarregar a região do Assoalho Pélvico;
- Para as mulheres que optarem em realizar um esporte de impacto, procurar orientação de um fisioterapeuta especializado em Assoalho Pélvico;
- Antes de engravidar, realizar treinamento perineal com fisioterapeuta, com o propósito de prevenir possíveis lesões no parto e ajudar na recuperação do pós parto;
- Comer mais fibras para evitar a constipação e promover um melhor trânsito intestinal, para que não ocorra sobrecarga nos músculos do Assoalho Pélvico.
O consumo de alguns alimentos ou bebidas pode também contribuir para a incontinência urinária de urgência, desta forma, devem ser evitados os alimentos picantes, as bebidas com cafeína ou com álcool. 2
É sempre bom ler sobre o assunto e atentar-se aos sinais e sintomas. Contudo se você se identificar, converse com seu médico ou procure diretamente um fisioterapeuta. Eles saberão encontrar a causa e recomendar um tratamento.
1 Dicas para prevenir a incontinência urinária. Set. 2011.
2 SILVA, H. Como prevenir a incontinência urinária.