Incontinência urinária em jovens

A incontinência urinária é mais comum em mulheres mais velhas, contudo já falamos aqui que não é normal! Ou seja, mulheres jovens também podem ser atingidas por esse problema.

As mulheres jovens tem estrutura pélvica (músculos e ligamentos) geralmente íntegros e os fatores predisponentes de lesão é que vão acarretar na perda urinária.

Infecção urinária, tosse crônica, obesidade, doença neurológica, doença ginecológica, mudanças hormonais e a própria gestação, por exemplo, afetam o sistema urinário. Ás vezes mais de um diagnóstico pode ser observado no mesmo indivíduo. 1

O tipo mais presente é a Incontinência Urinária de Esforço, caracterizada pela perda de urina ao rir, tossir ou em qualquer movimento mais forte. E é aqui que o público jovem deve prestar atenção, principalmente praticantes de atividade física intensa e de impacto. O ideal mesmo seria o auto conhecimento, buscar saber sobre os exercícios pélvicos e ir atrás da prevenção – nós já falamos aqui sobre algumas dicas.

A incontinência urinária afeta a qualidade de vida das pessoas de forma definitiva, nos aspectos sociais, psicológicos, sexuais, imagem física e seu bem-estar, e, portanto, deve ser tratada assim que feito seu diagnóstico. 1

Importante explicar que falamos muito em mulheres, pois elas são mais predispostas do que os homens. Entre eles, a incontinência é geralmente causada por cirurgias na próstata ou tem forte relação com o aumento da frequência urinária, pelo uso de medicamentos e problemas neurológicos.

1 FONSECA, F. P. Incontinência urinária pode atingir pessoas jovens? Out. 2016.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta