Saúde do homem

Domingo foi dia dos pais, certo? Aqueles homens que são figuras de exemplo e que geram sentimentos de amor e gratidão em nós, filhos! E a saúde do seu pai, como vai?

O termo Saúde do Homem tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens e quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. Eles têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde. 1

E quanto a saúde pélvica? Sim, o homem também tem assoalho pélvico! Os músculos pélvicos, no homem, localizam-se entre o pênis e o ânus, e tem como funções dar suporte à bexiga e ao intestino, continência urinária e fecal, bem como auxílio na função sexual. Ou seja, quando estes músculos estão fracos ou lesionados, ocorrem dificuldades na sua contração, podendo ocasionar perda involuntária de urina, hiperatividade vesical (frequência aumentada de idas ao banheiro ou urgência para urinar) ou disfunção erétil. Do contrário, quando a contração é exagerada, incoordenada ou inconsciente, também pode ocorrer a ejaculação precoce. 2

Uau, quanta coisa, não? E sabe quem pode ajudar com tudo isso? A fisioterapia pélvica. Ela deve ser realizada assim que surgirem os primeiros sintomas, antes e após procedimentos cirúrgicos como a prostatectomia. Procure um profissional especializado (dentro do FLOORAPP tem uma lista de mais de 300 deles) e cuide da sua saúde/do seu pai!

1 Política Nacional de Saúde do Homem. Nov, 2011.

2 Fisioterapia Pélvica na saúde do homem. Caroline Pandolfo. Nov, 2016.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta