Com certeza você já leu ou ouviu falar em saúde íntima. E você sabia que esse mesmo termo tem grande relação com outras palavras como cuidado, higiene e satisfação?
Falar de saúde íntima feminina ainda é um tabu para muitas pessoas, o que não deveria ser! É comum ter dúvidas sobre a saúde da mulher, ainda mais se for a saúde íntima. Ter conhecimento sobre o assunto é importante para evitar que a mulher sofra complicações por vergonha de conhecer o funcionamento do próprio corpo.
Fatores como a atividade sexual, alimentar, hormonal, emocional e de higiene são importantes para manter a saúde íntima em dia. Quando nem tudo vai bem nessa área, vários aspectos do dia a dia são afetados e isso pode resultar em consequências físicas e emocionais. Por isso, é sempre bom ficar atenta aos sinais que o corpo nos envia quando algo está errado. 1
Falando do termo saúde, em si, é o estado de completo bem estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Quando falamos em saúde íntima, também devemos lembrar-se disso: a prevenção e a busca por qualidade de vida devem fazer parte desse estado!
1 Saúde da mulher: dicas e cuidados na higiene íntima feminina.