Urgência ou urgeincontinência?

A urgência miccional acontece quando, por algum motivo, o músculo detrusor (da bexiga) contrai fora de hora. Nesse momento a pessoa sente uma vontade repentina e intensa de urinar. Caso consiga chegar ao banheiro a tempo considera-se um episódio de urgência, mas se perder urina no meio do caminho, podemos chamar de um quadro de urge-incontinência ou incontinência urinária de urgência.

Para entender melhor essas disfunções, o ideal é sabermos qual o funcionamento correto da bexiga. Os rins formam urina constantemente e a mandam para a bexiga, que funciona como um balão, que se expande conforme a quantidade de líquido em seu interior vai aumentando, e quando a bexiga enche, a pessoa sente vontade de urinar. O músculo que constitui a bexiga chama-se detrusor e está relaxado durante essa fase de enchimento. Durante esse período, normalmente, a uretra (canal de saída da urina) se mantém fechada pela ação dos músculos pélvicos. Quando vamos urinar relaxamos o assoalho pélvico e o músculo detrusor contrai expulsando a urina.

É importante salientar que é normal sentir vontade urgente de urinar em algumas situações, como mexer com água gelada, ouvir barulho de água corrente, sentir frio ou quando ficamos nervosos. Mas não é normal sentir urgência todas as vezes que se tem vontade de urinar. É normal sentir vontade de urinar várias vezes por dia, e normalmente nós conseguimos segurar esta vontade até o momento mais apropriado de urinar. Mas algumas pessoas podem apresentar dificuldades em segurar essa vontade, podendo inclusive perder urina no trajeto até o banheiro.

Procure ajuda de um profissional especializado e informe-se melhor sobre o assunto. A urgência por hiperatividade do detrusor ou a incontinência de urgência causam mudanças no estilo de vida, podendo causar problemas médicos e problemas físicos.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta