Pompoarismo X Neopompoarismo

O pompoarismo é uma arte milenar que teve origem na Índia e foi aperfeiçoada na Tailândia, cuja técnica consiste na contração voluntária dos músculos do assoalho pélvico e tem como objetivo fortalecer essa musculatura para prolongar e intensificar o prazer sexual.

Essas contrações perineais trazem inúmeros benefícios para a autoestima e a vida sexual da mulher, mas existem outros benefícios, como o aumento da libido e desejo sexual, facilita o orgasmo, evita a flacidez vaginal, ajuda na lubrificação vaginal, além de tratar outras disfunções perineais como incontinência urinária. Enfim, a prática é excelente para a sua saúde íntima. 1

O método Neopompoarismo, criado no ano de 2000, é a reformulação científica das antigas manobras do pompoarismo, difíceis de aprender e ensinar, traduzidas em doze novas manobras, em nível crescente de dificuldade. Também consiste no treinamento da musculatura do assoalho pélvico para mulheres que buscam melhorar seu desempenho sexual, contudo, de modo acessível. 2

Segundo Gustavo F. Sutter Latorre, criador do método, foi difícil desenhar um pompoarismo acessível às mulheres do ocidente, onde a vergonha de mexer com a sexualidade é tradicional. A primeira tarefa foi desmontar cada uma das manobras pompoares em movimentos mais simples, fáceis de entender e aprender.

Hoje o termo neopompoarismo é popular e de conhecimento público, e designa um método, com técnicas, e o ideal é consultar um fisioterapeuta capacitado para iniciar a prática e aprender com facilidade e eficiência as manobras. Aprender o pompoarismo com um profissional da área da saúde sexual também pode contribuir pra qualidade do seu aprendizado e efeito da técnica, o fisioterapeuta pélvico pode te ajudar!

1 Pompoarismo: como fazer? Cátia Damasceno. Março, 2018.

2 Neopompoarismo. Gustavo Latorre.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta