Março: mês da Incontinência Urinária

Acabou o carnaval…e que comece o ano! Brincadeiras a parte, chegamos em março! É neste mês que acontece o dia mundial da Incontinência Urinária.

Nós já falamos sobre esse dia aqui no blog. E com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre esta condição, dedicaremos os posts do mês todo para esse assunto. Saiba que você vai sair toda semana daqui com uma lição nova!

Mais popularmente conhecida como perda de xixi, é uma condição que atinge milhões de mulheres e homens de todas as idades no mundo e que por muitos é considerada “normal”.

E a primeira lição é que a perda de urina quando fazemos esforços (rir, tossir, espirrar, pular ou correr) ou quando não conseguimos chegar ao banheiro a tempo, NÃO É NORMAL! E isso independe de idade, sexo ou da quantidade e forma de perda.

Importante mesmo é procurar ajuda assim que os sintomas – perdas urinárias começarem. Ou melhor ainda, ir atrás de prevenção. Já falamos aqui no blog, por exemplo, sobre os fatores de risco modificáveis.
Não pense que a incontinência urinária é um mal inevitável na vida. Às vezes, a perda de urina é mais um problema social do que físico. Ou seja, se o distúrbio for tratado como deve, a qualidade de vida melhorará muito.

Fique ligado nos próximos posts que falaremos mais lições sobre a incontinência urinária: modos de identificá-la, preveni-la e os tratamentos apropriados.

Publicado por

Marilia Cavalli de Oliveira

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na área de Uroginecologia desde 2011.

Deixe uma resposta